terça-feira, 13 de setembro de 2011

ED:13 DE 13 A 19 DE SETEMBRO DE 2011

ÍNDICE
EDITORIAL
POEMAS, CRÔNICAS E PENSAMENTOS DE ALEXANDRE
CONEXÃO MINAS
TIAGO HENRIQUE
FALANDO CARIOQUÊS
HQs TURMA DO ZOO
UTILIDADE PÚBLICA
AGENDA
PONTOS DE CULTURA
EDITAIS
MEMÓRIA DO MUNDO
BANDA DO SOM DA SEMANA
PEQUENO ENFOQUE


EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - crisartes2011@hotmail.com

Bom dia, boa tarde ou boa noite! Saudações plenas que nos segue e nos coloca sempre em sua cabeceira de sabedoria (profundo).
O nosso semanário vai correr em data diferente por dois pequenos motivos, o primeiro é o fato dos acontecimentos culturais que envolvem os finas de semana, colocando a programação de Terça a Segunda estes eventos ficam mais claros na visão geral de quem nos segue. O segundo motivo está em nossos colaboradores, dando a eles um final de semana para trazerem suas observações, anseios, informações e experiências do dia a dia.
Tudo aqui não acontece por acaso e é pensando nisso que damos seguimento mais uma vez a Arte e a Cultura que nos envolve.

Tenham todos uma ótima leitura e participem conosco deste semanário, ele é livre e por esse fato sua liberdade de expressão será respeitada aqui. Entre em contato com crisartes2011@hotmail.com e nos envie suas ideias, informações culturais, criticas e desabafos.

POEMAS, CRÔNICAS E PENSAMENTOS DE ALEXANDRE
Por Alexandre Bernardino Bastosque - ale_bast_1@hotmail.com

Aguardando Atualizações






CONEXÃO MINAS - TIAGO HENRIQUE
Por Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br






RELÓGIO DA VIDA


Ilusão... Eu sabia,
Por que então me iludir?
Relógio da vida
Nem posso esperar
Esse dia chegar

Minha ansiedade não aceita
Minha mente se queixa,
Não aguento te esperar

Minha ansiedade não concorda
Minha mente
Quer te esquecer.

Não aguento
Sempre esperar
Esse tempo que passa
Sem o dia chegar

Relógio da vida
O quer dizer
Esse tempo que passa
Sem eu perceber?

Ansiedade e ilusão
Se repete a emoção.

Extraído do livro PENSAMENTOS E POESIA de Tiago Henrique

FALANDO CARIOQUÊS
Por Ariane Clemente - arianeee_clemente@hotmail.com


Aguardando Atualizações






HQs TURMA DO ZOO
Por André Dantas - d-zoo@hotmail.com


Esta foi tirada uns dias antes do Natal de 96... ê tempo bom que num volta nunca mais !!


UTILIDADE PÚBLICA
Por Ronaldo Luciano Luiz - ronaldobialuiz@yahoo.com.br

Aguardando Atualizações








AGENDA
7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores.
A proposta do projeto, que tem direção-geral de Eugênia Thereza de Andrade, é realizar leituras como um esboço de montagem, usando elementos cênicos, num clima informal. Duração: 90 minutos. Sesc Consolação Teatro Anchieta. R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque - Centro. Telefone: 3234-3000. Grátis.
Dia 27 de setembro: 19h30; Dia 25 de outubro: 19h30; Dia 29 de novembro: 19h30.

Documentário Pearl Jam - Twenty
Em 2011, o Pearl Jam comemora 20 anos de estrada. O grupo, nascido em Seatle no auge do movimento grunge, iniciou neste mês uma turnê mundial intitulada PJ20, que, inclusive, passa pelo Brasil nos dias 3 e 4 de novembro (Estádio do Morumbi, São Paulo), 6 de novembro (Praça da Apoteose, Rio de Janeiro), 9 de novembro (Estádio do Paraná, Curitiba) e 11 de novembro (Beira-Rio, Porto Alegre).
Além da série de shows comemorativos, o Pearl Jam também lança Twenty, documentário dirigido pelo ganhador do Oscar Cameron Crowe que conta a trajetória da banda durante os últimos 20 anos. O longa será exibido em cinemas dos quatro cantosdo mundo. Inclusive no Brasil, no dia 20 de setembro.

Onde assistir?
Confira aqui a programação e vendas para o filme

PONTOS DE CULTURA - FAMPOP
Sonekka vence a 29ª edição da Feira Avareense de Música Popular
Uma variedade de ritmos tomou conta da 29ª edição da Feira Avareense da Música Popular – FAMPOP -: baião, rock, pop, toada, entre outros, deram o tom do evento, que contou com a participação de compositores de várias partes do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Terezina (PI), Cuiabá (MT), São Luiz (MA), Uberlândia (MG), formando um “caldeirão” de bons músicos, um quadro que só um festival do porte de Avaré apresenta.
O festival teve início na quinta-feira, dia 1º, com show da banda avareense Clã Destinos e apresentação das 12 concorrentes avareenses, pré-selecionadas anteriormente. Foram escolhidas para representar a cidade na fase nacional do evento as músicas “Mandela Embora” (Ronaldo Peres), interpretada pela banda Clã Destinos, “Minha Canção” (Ricardo Nass), interpretada por Anderson Carvalho, “Esconjuro” (Felipe Silva Lopes), interpretada por Felipe Silva e “Marés” (Kleber Silveira / Flores), interpretada por Dois do Brejo.
Após duas eliminatórias nacionais, realizadas na sexta (2) e sábado (3), os jurados Mauro Alvarenga, músico e um dos organizadores do Festival de Ilha Solteira, professor Pasquale Cipro Neto, Carlos Rennó, letrista parceiro de nomes como Lenine e autor da música “Escrito nas Estrelas”, o consagrado músico Tavito, Jean Garfunkel, músico já vencedor da FAMPOP e o secretário de Cultura de Botucatu, Osni Ribeiro, tiveram a missão de escolher as finalistas: “Choro Bossa” - Vanderlei Pereira - Botucatu (SP) – instrumental; “Anjo Sertanejo” - Ricardinho Paraíso - São Paulo (SP) – instrumental; “Mandela Embora” (Ronaldo Peres) - Banda Clã Destinos (Avaré); “Marés” (Kleber Silveira / Flores) - Dois do Brejo (Avaré); “Onde Estive” - Marcelo Amorim - Curitiba (PR); “Motor” – Thiago Augusto – São Paulo (SP); Quebra Cabeça - Dani Black - São Paulo (SP), interpretada por Demétrius Lullo; “Quero Ser Máquina” - Paulo Monarco/ Dulce Quental – Cuiabá (MT) / Rio de Janeiro (RJ); “Seu Tipo” – Marcelo Segreto - São Paulo (SP); “Deixe Estar”- Tó Brandileone - São Paulo (SP); “Logo Eu” – Sonekka/ Zé Edu – São Paulo (SP); “Descompasso” - Daniel Altman / Diego Casas - São Paulo (SP); “Quem Dirá” – Pedro Viáfora / Pedro Altério – São Paulo (SP)/ Alambari (SP) e “Antiga” - Anderson Nóbrega / Carol Costa / Glauco Luz - Terezina (PI).
No domingo, após o show de Renato Teixeira, o apresentador oficial do evento Clóvis Antônio Guerra, anunciou os premiados: Melhor Arranjo para a música “Anjo Sertanejo”; Melhor Instrumentista para Ricardinho Paraíso, autor e contrabaixista da música “Anjo Sertanejo”; Melhor Música Instrumental para “Choro Bossa”; Melhor Intérprete para Paulo Monarco, da música “Quero Ser Máquina”; Melhor Letra para Glauco Luz, da música “Antiga”; Aclamação Popular para a música “Seu Tipo”; Melhor Música Avareense para “Marés”; 3º lugar para “Deixe Estar”, de Tó Brandileone; 2º lugar para “Quebra Cabeça”, de Dani Black e 1º lugar para “Logo Eu”, de Sonekka e Zé Edu, interpretada brilhantemente por Renata Pizzi e participação do músico Sérgio Bello.
O músico Sérgio Bello é velho conhecido da FAMPOP, onde já fez parte da banda de apoio do festival por 18 edições e é o atual vencedor do Prêmio Musique, promovido pelo Jornal do Estado de São Paulo, ao musicar uma letra inédita de Cazuza (Qual a Cor do Amor?), que na versão de Bello ganhou a interpretação de Renata Pizi.

Shows
Os shows da FAMPOP 2011 foram da banda avareense Clã Destino, na quinta feira, do avareense Wilson Teixeira, na sexta-feira, do patrono Nando Reis, no sábado, e Renato Teixeira, na grande final.

fonte: Portal Prefeitura de Avaré

EDITAIS
Informação importante aos professores da Rede Estadual de Ensino estão abertas as inscrições para atribuição de classes e Aulas referente ao ano letivo de 2012.
O período de confirmação da inscrição no GDAE encerra-se em 30/09/2011.

Não deixe para o último dia.
Para confirmar sua inscrição acesse o site: www.gdae.sp.gov.br ou http://drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet

Observação: Caso já tenha efetuado sua inscrição, desconsidere essa mensagem.

MEMÓRIA DO MUNDO
Esta sessão é destinada a curiosidade do ser humano, são informações que possivelmente nos passaram desapercebidas através dos tempos ou outras que talvez não nos foram apresentadas.
Algumas imagens terão ausência de informações como datas ou até mesmo lugares, nosso objetivo é fazer com que leitor se interesse pela imagem e através dela possa pesquisar e nos contar posteriormente o que foi descoberto.
Teremos o prazer de postar em edição futura a sua pesquisa, para tanto entrem em contato conosco através do email crisartes2011@hotmail.com, na semana seguite abriremos nosso espaço aberto do pesquisador contando sobre sua pesquisa!

Chaplin e Ghandi
BANDA DO SOM DA SEMANA: Renato Teixeira

RENATO TEIXEIRA POR ELE MESMO

"Confesso que não é nada fácil ter que contar minha história. Viver é uma coisa tão normal, que não vejo diferença nenhuma entre a vida de um artista e de qualquer pessoa. Entretanto, num determinado momento de nossa carreira, o trabalho que realizamos começa a ganhar notoriedade e a curiosidade aumenta, então a gente conta alguma coisa...
Muitos estranham o fato da minha música ter origens caipiras e eu ser caiçara, nascido em Santos. Vejo isso como uma questão puramente familiar; são fatos circunstanciais, apenas. Passei a infância em Ubatuba e a adolescência no interior do Estado. Meu pai melhorou de emprego com essa mudança; eu e meu irmão já estávamos em idade escolar; Taubaté, naquele momento, era mais conveniente. Mudamos para lá. E foi muito bom! A música, em Ubatuba, já fazia parte do meu dia-a-dia.
Das atividades familiares a que mais me interessava era a música; todos tocavam e alguns eram, verdadeiramente, músicos. Eu poderia ter sido fogueteiro como meu avô Jango Teixeira, que tocava bombardine na banda. Poderia ter sido professor como meu avô paterno, Theodorico de Oliveira, que tem uma linda história intelectual com a poesia e a literatura.
Mas a música não me deixou espaços. Quis ser arquiteto por influência de um verso de Manuel Bandeira pregado na parede do atelier do Romeu Simi,; " Passou a arquitetura, ficou o verso." Vim para São Paulo no final dos anos sessenta, por indicação de Luiz Consorte que colocou uma fita com minhas músicas nas mãos de seu tio, Renato Consorte, que a enviou para os ouvidos do Walter Silva. Dei sorte! O Walter era um grande promotor de novos artistas e um homem muito conhecido nos meios de comunicação. As portas se abriram e, logo eu estava no Festival da Record de 67. Minha música era Dadá Maria e foi defendida pela Gal Costa (também em começo de carreira) e pelo Silvio César. Mas, no disco do festival, quem canta com Gal sou eu. Foi minha primeira gravação. Participei daquela fatia da história da MPB como um espectador privilegiado.
Sempre procurei conhecer a nossa história musical, ouvir todas as canções e todos os gêneros. Do samba à música caipira. Em tudo que ouvi sempre deparei com o talento e a vocação dos compositores brasileiros. A geração musical que frutificou da Bossa Nova, nos anos sessenta era chocante. Uma linda síntese de tudo que aconteceu de essencial na música brasileira até então. Foi uma festa. Ouvi a Banda do Chico em São José dos Campos, antes do festival e foi um impacto inesquecível. Ainda morava em Taubaté.
Ouvi Milton Nascimento antes do sucesso, e era deslumbrante. Todos que o conheceram nessa época, já tinham por ele uma admiração que só os grandes mitos podem desfrutar. Vimos e ouvimos Elis, todos os dias. Assisti bem de perto o surgimento do Tropicalismo. Na virada dos anos sessenta para os setenta a música silenciou. Fui fazer jingles publicitários para sobreviver. Acontece que gostei muito do assunto.
Enquanto atuei nessa área consegui realizar um bom trabalho, pois criei jingles que fizeram muito sucesso como aqueles do Ortopé, do Rodabaleiro e do Drops Kids Hortelã, que muita gente lembra até hoje. Nesse tempo já havia me identificado totalmente com a música caipira. Participei efetivamente da Coleção Música Popular Centro Oeste/ Sudeste do Marcos Pereira onde gravei algumas canções; entre elas: "Moreninha Se Eu Te Pedisse ". Com meus lucros publicitários e em parceria com Sérgio Mineiro, criei o Grupo Água, que nós dois bancávamos.
Tocávamos sem visar lucros. Foi com esse grupo que consegui assimilar o espírito da cultura caipira e projetá-la de uma forma contemporânea para todo o Brasil. Tocamos muitos anos juntos até que, um dia, a Elis gravou Romaria e convidou o grupo para acompanhá-la na gravação. Foi um grande sucesso que mudou minha carreira e criou um grande espaço para que a música do interior paulista invadisse o mercado. Hoje vivemos um processo seletivo e a tendência é que, cada vez mais, as pessoas entendam o que Elis quis dizer, quando gravou Romaria.
A parceria com Almir Sater é um grande momento na minha história. Juntos compomos alguns sucessos que são fundamentais para a sustentação das nossas carreiras. As mais conhecidas são Um Violeiro Toca e Tocando Em Frente. Outra parceria importante foi com a dupla Pena Branca e Xavantinho. Nosso encontro foi em Aparecida do Norte no início dos anos oitenta e, juntos gravamos o disco "Ao Vivo em Tatuí", que se transformou num marco no gênero. Aprendi muito com esses dois companheiros, verdadeiros representantes da cultura caipira.
A morte de Xavantinho foi prematura, sua partida impediu que pudéssemos usufruir mais da voz deste que, na minha opinião, foi um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos. Meu projeto de vida é dar continuidade ao meu sonho de divulgar e difundir cada vez mais o espírito do caipirismo valeparaíbano; não pela repetição das velhas formas e sim pelo potencial que esse Universo cultural oferece para que, como sempre, a música brasileira avance em direção ao futuro, coerente com a evolução, naturalmente moderna."

Saiba muito mais sobre Renato Teixeira aqui
Fonte: Renato Teixeira

PEQUENO ENFOQUE

Tudo tem um começo, ... e parte de um princípio !
Um dia a casa se "apruma" !!

A Carta publicada no Globo - Por Gil Cordeiro Dias Ferreira

Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos, prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que NÃO lhe cabe desarmar cidadãos de bem.
Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:

· Voto facultativo? SIM!
· Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!
· Reduzir pela metade os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!
· Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM!
· Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM!
· Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM!
· Fidelidade partidária absoluta? SIM!
· Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!
· Ampliação do Ficha-limpa? SIM!
· Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM!
· Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público? SIM!
· Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!
· Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um terço? SIM!
· Voto em lista fechada? NÃO!
· Financiamento público das campanhas? NÃO!
· Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!
· Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM!

Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !!!!!!!!!!!

"O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes."


TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SEMANA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário