segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ED:12 DE 05 A 11 DE SETEMBRO DE 2011

ÍNDICE
EDITORIAL
POEMAS, CRÔNICAS E PENSAMENTOS DE ALEXANDRE
CONEXÃO MINAS - TIAGO HENRIQUE
FALANDO CARIOQUÊS
HQs TURMA DO ZOO-
UTILIDADE PÚBLICA
AGENDA
PONTOS DE CULTURA
EDITAIS
MEMÓRIA DO MUNDO
BANDA DO SOM DA SEMANA
PEQUENO ENFOQUE

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - crisartes2011@hotmail.com


Olá amigos internautas, leitores de nosso semanário.

Esta pobre alma que lhes escreve demorou um tantinho para publicar esta edição, mas a causa é ótima, FAMPOP, que aconteceu neste final de semana na Estância Turistica de Avaré, com shows de Nando Reis e Renato Teixeira que comandaram a Feira Avareense de música Popular.
Veja um pouquinho do evento no Pequeno Enfoque deste semanário.
A família cresce e com esse crescimento quem ganha é aquele que nos segue, nos entende, até os que nos odeia, sentimentos são sentimentos...

(foto: acervo pessoal - Renato Teixeira)

Nasce para esta semana mais uma coluna com Ariane Clemente diretamente do Rio de Janeiro, isso faz com que nossa propaganda cresça ainda mais já que temos conosco uma excelente conexão com Minas Gerais, VIVA BETIMMM!!!
Como diz o som da semana no talento dos Mutantes: Algo mais!!!!!!
Algo mais para aquele que fomenta a cultura, seja parte desta história, participe, critique, entre em contato com cada integrante deste semanário, faça você a programação cultural deste veículo!

Com alegria desejo a todos uma excelente semana!

POEMAS, CRÔNICAS E PENSAMENTOS DE ALEXANDRE
Por Alexandre Bernardino Bastosque - ale_bast_1@hotmail.com


- Deus me deu asas, por isso posso voar!





CONEXÃO MINAS - TIAGO HENRIQUE
Por Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br







SOBRETUDO O TEMPO


Passei muito tempo
Longe do meu tempo,
Vivi minha vida
Tão depressa e corrida,
Por trás desse muro
Tem um mundo

Vou sair
Vou viver
Vou sorrir
Vou me ver

Vejo meu rosto no espelho
Uma face em desespero,
Vejo tudo ao contrário do começo

Vou tentar
Te amar
Vou ao fim,
Até o fim...

Passei trancado
Não vi as estrelas,
Fiz tudo errado
Me arrependo das besteiras

Não vi a chuva cair
Não vi a lua sair,
Não vi o sol se pôr.

Extraído do Livro "Pensamentos e Poesia"

FALANDO CARIOQUÊS
Por Ariane Clemente - arianeee_clemente@hotmail.com

Céu Carioca que tanto me recebeu bem, o primeiro post é seu!

Quando um paulistano pensa no Rio de Janeiro a primeira coisa que se tem em mente é um local onde só existe funk, mulatas sambando no meio da rua e só! O que acaba gerando uma certa rivalidade infundada entre as duas cidades.
Eu confesso que fazia parte do grupo que alimentava um pré-conceito sobre o Rio de Janeiro e ainda sobre os cariocas. Gente metida, marrenta, patricinhas e boyzinhos, gente fútil, sotaque nojento...coisas do tipo, eu acreditava nisso tudo. O único lugar no mundo todo que eu nunca tive vontade de conhecer... ah! Destino, tu me paga!
Cá estou eu, morando no Rio de Janeiro e casada com um carioca. Sim, estou aprendendo a ser mente aberta e aprendendo a olhar a cidade maravilhosa com olhos mais carinhosos. Hoje o sotaque nem me parece mais tão estranho nem soa tão ruim como antes.
Aos poucos vou conhecendo cada pedacinho da cidade, cada cantinho e sim, aprendendo a gostar por gostar, não por falta de opção. Não se discute a beleza da cidade, imaginem acordar de manhã e saber que bem ali o mar inteiro te espera para um belo “bom dia!”, ou saber que no fim da tarde, no Arpoador o sol te espera com um “até logo” e isso não tem preço.
No quesito CULTURA, estou ainda na busca de boas referências aqui. Museus, teatros, shows... tudo muito escondido, tem que cavucar pra encontrar... mas tem.
O Rio de Janeiro possui o públicos diferentes, ainda engatinhando, mas aparecendo aos poucos. Tem lugar para todo mundo, quem gosta de esporte e verde aqui tem muitos parques, e o metro facilita o acesso à eles. Quem gosta de balada a Lapa tem uma boa diversidade (desde casas caras até podrões), desde funk passando por samba e chegando no bom e velho rock’n roll.
A distribuição do público aqui ainda não é por tribos, é por afinidade. Aqui você não encontra pessoas de cabelo azul com se encontra na Galeria do Rock, tampouco góticos porque ninguém agüenta ficar de preto num calor de 40°, certo? Mas música tem para todos os gostos, é só ficar ligado e saber onde procurar.
E não precisa de muito para se divertir por aqui também não, por mais que seja difícil de acreditar.

"Eu não sou homem de negócios, não tenho apartamentos alugados, nem terrenos. O dinheiro que entra é para a casa, o carro, o uisquinho, a cervejinha."
Tom Jobim

Let’s go!

HQs TURMA DO ZOO
Por André Dantas - d-zoo@hotmail.com



Outra das antigas

UTILIDADE PÚBLICA
Por Ronaldo Luciano Luiz - ronaldobialuiz@yahoo.com.br


Aguardando Atualizações









UTILIDADE PÚBLICA II

Audições para "A cor púrpura - Um Musical da Broadway"
Para quem gosta do gênero, a produção deste novo musical (baseado na excelente obra de Alice Walker), que será montado em Março de 2012, está fazendo audições de atores-cantores-bailarinos (na sua maioria negros e negras). As inscrições estão abertas nos site. www.acorpurpura.com.br. Cliquem no link "Audição" e envie o material.

AGENDA

Meu Trabalho é um Parto

A comédia "Meu Trabalho é um Parto" é recheada de relatos sobre gravidez


Escrito e interpretado por Veridiana Toledo, sob direção de Marcelo Galdino e Helô Cintra, monólogo cômico estreia no Teatro da União Cultural dia 5 de agosto. A peça é composta por histórias sobre 12 personagens divertidos. Gestantes têm 50% de desconto nos ingressos
Quando decidiu montar o espetáculo, a autora e atriz Veridiana Toledo buscou por histórias reais sobre gestação para a construção do texto. As mais inusitadas deram origem a Meu Trabalho é um Parto, monólogo cômico que estreia dia 5 de agosto, às 21h30, no Teatro União Cultural, sob direção de Marcelo Galdino e Helô Cintra.
Sozinha em cena, Veridiana Toledo vive situações embaraçosas e divertidas, envolvendo mitos sobre a gravidez, alterações de humor e sensibilidade feminina na gestação. Com 12 personagens e mais 13 intervenções vocais, espetáculo conta com diferentes figurinos, adereços (de Marina Reis) e trilha sonora para cada personagem (de Morris Piccioto). O cenário e a luz ficam a cargo de Marisa Bentivegna.
"Veridiana é uma atriz extremamente flexível e isso facilita o trabalho de um diretor. Juntos, criamos um extenso repertório de voz e corpo que dão vida a estas mulheres tão diferentes", conta Helô Cintra, co-diretora ao lado de Marcelo Galdino. "É uma comédia inspirada em histórias reais, por isso queremos trazer veracidade para estas cenas. Por mais cômicas que sejam, estamos falando de mulheres reais", completa.
"Os personagens são reais e reconhecíveis. Isso traz fácil identificação para o público", conta o co-diretor Marcelo Galdino. "Veridiana é uma atriz com uma força criadora interna muito ímpar, singular, além de ser engraçada no palco e na vida real", completa o diretor, que é casado com a atriz.

Sinopse
Uma atriz grávida (Veridiana Toledo) entra em cena para fazer um teste de seleção de elenco para a peça Romeu e Julieta. Quando o diretor percebe a sua barriga, ele corta a cena e a reprova. Seria impossível Julieta, que acabou de perder a virgindade, ter uma barriga de seis meses de gravidez.
Desolada, a atriz se dirige à plateia em busca de um trabalho para uma grávida e desenvolve, a partir de então, um diálogo direto, contando histórias reais e situações variadas do universo feminino no período de gestação. Sempre com humor e descontração, a atriz se desdobra em diversas personagens que a ajudam a contar as diversas histórias de mulheres grávidas.
O espetáculo começa com casos de humor puro, situações constrangedoras que a gravidez traz. Depois, aos poucos, caminha para a delicadeza, que é o resultado natural de relatos mais emocionais sobre a hora do parto, do nascimento.

Serviço
Local: Teatro União Cultural (285 lugares)
Endereço: Rua Mario Amaral, 209. Paraíso - Telefone 2148 2900 / 2148 2904.
Horário(s): Sextas, às 21h30, sábados, às 21h e domingos, às 20h.
Preço(s): sextas e domingos: R$ 50,00 e sábados: R$ 60,00. ( 50% de desconto para gestante)
Bilheteria: segunda e terça, das 9h às 17h; quarta a domingo, das 13h às 21h30
Classificação: 14 anos | Duração: 60 minutos
Temporada: 05 de agosto a 13 de novembro de 2011 | Vendas pelo site: www.ingresso.com

PONTOS DE CULTURA - FEIRAS EM SÃO PAULO
Feira da Benedito Calixto
É um tanto absurdo morar em Sampa e não conhecer a Feira da Benedito Calixto, mas, como nos dias dia hoje, tudo é possível. Vai aí a recomendação para uma tarde de sábado. Além de toda quinquilharia à venda (roupas, acessórios, objetos de decoração e arte, a preços nem sempre muito convidativos), a feirinha é ótimo ponto de encontro e local para um petisco, ao som de boa música (com o Projeto “Chorinho na Praça”, das 14:30h às 18:30h). A cada quinze dias também acontecem eventos promovidos pelo projeto “Autor na Praça” (a partir das 14h, com com lançamentos de livros, debates e distribuição de autógrafos). Praça. Benedito Calixto, 158/162 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 3081-0641. sábado: 10h às 19h

Feira do Bixiga.
Todo domingo, a praça Dom Orione é tomada por barracas de antiguidades, LPs e roupas usadas. Vende de quinquilharias como garrafas de refrigerante antigas a joias. Dom Orione, s/ nº - Bela Vista - Centro. Telefone: 3262-2198. domingo: 8h às 18h. Evento permanente.

Feira da Liberdade.
Além das comidas típicas, é possível encontrar artesanatos japoneses, como luminárias, almofadas e roupas, além de aquários e plantas. Pça. da Liberdade, s/ nº - Liberdade - Centro. Telefone: 3208-5090. domingo: 10h às 19h. sábado: 10h às 18h. Evento permanente.

EDITAIS
Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011
Inscrições para o Edital estão abertas até o dia 30 de setembro
O Ministério da Cultura está recebendo, desde 15 de agosto, as inscrições para o Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada sobre nós sem nós”. O concurso tem como objetivo avaliar iniciativas culturais que contribuíram para uma sociedade inclusiva por meio da promoção da acessibilidade e expressão cultural de pessoas com deficiência.
Serão premiadas 30 iniciativas, em todo o Brasil, dividida nas categorias Expressão Artística e Acessibilidade. Cada vencedor receberá R$ 12,5 mil.
Os interessados podem enviar as inscrições – via Correios – até o dia 30 de setembro.
O edital:
Formato PDF
Formato Documento, portaria de refiticação e os anexos 1, 2 , 3 e 4 estão disponíveis.
Além disso, o edital do concurso também está sendo disponibilizado também em áudio e vídeo.

MEMÓRIA DO MUNDO
Esta sessão é destinada a curiosidade do ser humano, são informações que possivelmente nos passaram desapercebidas através dos tempos ou outras que talvez não nos foram apresentadas.
Algumas imagens terão ausência de informações como datas ou até mesmo lugares, nosso objetivo é fazer com que leitor se interesse pela imagem e através dela possa pesquisar e nos contar posteriormente o que foi descoberto.
Teremos o prazer de postar em edição futura a sua pesquisa, para tanto entrem em contato conosco através do email crisartes2011@hotmail.com, na semana seguite abriremos nosso espaço aberto do pesquisador contando sobre sua pesquisa!

Elvis Presley no exército
BANDA DO SOM DA SEMANA: OS MUTANTES
Banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Também participaram do grupo Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).
A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Mutantes foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência. Se antes dos Mutantes, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita, abriu-se o caminho do hibridismo.
Os Mutantes iniciou suas atividades em 1966, como um trio, quando se apresentaram em um programa da TV Record, até terminar em 1978 com apenas Sérgio Dias como integrante original. Ao longo destes doze anos, foram gravados nove álbuns - sendo que dois deles, O A e o Z e Tecnicolor, foram lançados apenas na década de 1990. Foi nessa década que foi reconhecida no cenário do rock nacional e internacional a importância dos Mutantes como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da era psicodélica e da história da música brasileira e mundial.

PEQUENO ENFOQUE
29ª FAMPOP - Feira Avareense de Música Popular


Bom galera, fui apenas cobrir o show do Renato Teixeira no dia 4 de setembro, o dia do fechamento do festival, ótima noite com um execelente show de Renato Teixeira e família (Com seus filhos no baixo e na viola de 12) culminando com a entrega das premiações para os classificados na fase Nacional da Feira Musical. Logo postaremos os ganhadores e mais outras informações sobre o evento!




Até os 30 anos da FAMPOP em 2012!!



Fotos: Acervo pessoal
Show Renato Teixeira - 04/09/2011










TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SEMANA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário