domingo, 3 de julho de 2011

ED 03: DE 03 DE JULHO A 09 DE JULHO DE 2011

ÍNDICE EDITORIAL - POEMAS, CRÔNICAS E PENSAMENTOS DE ALEXANDRE - CONEXÃO MINAS - TIAGO HENRIQUE - HQs TURMA DO ZOO - AGENDA - EDITAIS - BANDA DO SOM DA SEMANA - INUTILIDADES DE KILL - UTILIDADE PÚBLICA (em breve)

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - crisartes2011@hotmail.com


Nesta semana começaremos com um pouco de prosa: há algum tempo atrás eu comecei a fazer as capas (desenhando a mão livre, scaneando e enviando por e-mail para Minas) de uma revista mineira em Betim chamada de RBC - Revista Betim Cultural - http://betimcultural.blogspot.com/ , as revistinhas eram confeccionadas em papel sulfite A4 dobrado ao meio totalizando 8 páginas. Com o passar do tempo alguns integrantes foram saindo e outros entrando fazendo com a revista crescesse e mudasse o corpo completamente, algumas pequenas empresas começaram a ver que poderiam ajudar com alguma quantia e hoje fazemos 1000 tiragens em papel nobre (coche) totalmente colorida e bem diagramada, no caso eu sou o único de São Paulo, os outros colaboradores são de Betim-MG.
Diante disso tudo montamos a RBC Semanal (versão on line da RBC - http://rbcsemanal.blogspot.com/ ), que ficou sob minha responsabilidade recebendo textos, cursos, agendas e tudo mais vindo de Minas, então eu faço uma seleção e realizo as postagens ao domingos.
Nesta RBC Semanal tenho uma coluna, além do editorial e das tirinhas de humor, que carrega o nome de RBC Brasil, fazendo links com as cidades de São Paulo e outros eventos no restante do Brasil através do "TEIA CULTURAL", projeto vinculado ao governo federal.
Sabendo de uma grande visão de pessoas que passaram a ver melhor a RBC Semanal eu montei uma filial chamada "Semanário Crisartes Cultural", com o mesmo intuito mas com menos colaboradores.
No caso estão grandes amigos meus (Alexandre e André) que estudaram comigo na época do colegial e o Tiago Henrique que fundou a RBC e também é escritor Betinense com livros lançados até em Portugal. Notei que os cliques sobre o blog começaram a aumentar, então porque não aumentarmos as informações??
Pensando nisso a partir da semana que vem, na edição de numero 04 terei o maior prazer de anunciar uma nova coluna com utilidades públicas de outro grande amigo meu e que também estudou comigo na época de colegial, em breve Ronaldo Luciano Luiz (o homem sem sobrenome) fará parte desta empreitada!
A família cresce, mas o mais importante é que os amigos se unen em prol de um mesmo ideal!

Tenham uma ótima leitura!

POEMAS, CRÔNICAS E PENSAMENTOS DE ALEXANDRE
Por Alexandre Bernardino Bastosque - ale_bast_1@hotmail.com


Pensamento

"Nada somos além de imagens de espelho refletidos uns nos olhos dos outros."


CONEXÃO MINAS - TIAGO HENRIQUE
Por Tiago Henrique Rezende Fonseca - tiago@betimcultural.com.br - thvirtual.com


EXPLICAÇÕES EM VÃO

Quando a poesia se faz presente na vida
Isso é um mau sinal, porque é a vida que deve virar poesia
Do contrário, eu não poderia viver
Pois minha alma de poeta
Não conseguiria sobreviver as experiências já vividas

Meu coração clama pelo desconhecido
Que quando descoberto se poetiza,
Que quando poetizado se cristaliza
E após cristalizado se petrifica na memória

De alguém que já não vive,
De alguém que já não morre
Ou alguém que não existe.

O que seria de meus versos se me faltassem os punhos?
Não conseguiria criá-los em voz
Pois as palavras não conhecem o coração
Que pulsa e palpita em trepidações que fazem com que meus movimentos
Escreva as palavras certas, descritas de formas incertas
Fazendo com que em gestos singelos simplesmente manifestem
Uma vida de múltiplas sensações e eternas experiências
Feitas apenas para que eu me perca nesses versos.


HQs TURMA DO ZOO
Por André Dantas - d-zoo@hotmail.com


Cris Rapozão
AGENDA

Um Olhinho, Dois Olhinhos, Três Olhinhos

A Peça conta a história de uma família singular: A filha mais velha chama-se Um Olhinho, porque só tem um olho. A do meio, Dois Olhinhos, pois é como todo mundo. E a caçula, Três Olhinhos, porque na testa tem um terceiro olho. Curiosamente, a mãe despreza Dois Olhinhos, porque a acha muito comum.
Idade recomendada: 4 anos.
Gênero: Comédia Infantil.
Duração: 55 minutos. Baseada na Obra de Grimm.
Direção Ricardo Mancini.

Dia 10 de Julho - 16h
Teatro Padre Bento
Rua Francisco Foot, 3 - Jd. Tranquilidade - Guarulhos

Ingressos a R$ 15,00 (inteira) - R$ 7,50 (meia)
Mais Informações:
www.companhiateatrodaciranda.blogspot.com ou pelo Twitter: @teatrodaciranda

EDITAIS

Programa de Ação Cultural
Secretaria de Estado da Cultura
Rua Mauá, 51 - Luz - CEP: 01028-900 - São Paulo - SP
Contatos:
(11) 2627-8268
(11) 2627-8145

Nesta semana o enfoque é o Edital ProAC nº 19/2011 - PROMOÇÃO DA CONTINUIDADE DA CULTURA INDÍGENA
Vigência: 17/05/2011 a 27/07/2011

Clique Aqui

INFORMAÇÕES DE EDITAIS GENTILMENTE CEDIDAS POR
IVONE SOUZA PAULA - paulaivone9@hotmail.com

BANDA DO SOM DA SEMANA

Capital Inicial

A história do Capital Inicial começa bem antes de sua primeira formação oficial, em 1982. Seus integrantes vieram da Blitz 64 (que também se chamou Blitx e XXX) e do Aborto Elétrico - bandas brasilienses surgidas na virada das décadas de 70/80, que tinham influências punk, e revelaram a nata do rock nacional.

Tocavam nas ruas da Capital Federal. Mas, engana-se quem pensa que o nome da banda tem a ver com Brasília. Eles não tinham mesmo a grana para começar; não tinham o "capital inicial". Daí, o nome. À época, já existiam canções que se tornariam hinos da chamada "Geração Coca-Cola". "Fátima", "Veraneio Vascaína", "Conexão Amazônica", "Faroeste Caboclo", "Que País é Este", entre outros hits, eram músicas cantadas nos acampamentos pelos punks da primeira geração. Era uma tribo de quase duzentas pessoas. Como se não bastasse, a turma ainda desenhava, pintava, produzia filmes em super-8 e fanzines.

Em julho de 82, o guitarrista Loro Jones, que tocava com Gutje - Plebe Rude - na Blitz 64, chamou os irmãos Fê (bateria) e Flávio Lemos (baixo) para o Capital. Até então, os dois tocavam com Renato Russo no Aborto Elétrico. Heloísa, uma amiga, entrou para os vocais, mas só ficou até maio de 83. Foi quando apareceu Dinho, um fã do Aborto Elétrico e ex-companheiro de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá na banda "dado e o reino animal" (assim mesmo, em letras minúsculas), na qual Loro também tocou.

No começo, Dinho não gostou do som, mas sim da atitude dos outros integrantes do Capital, que interferiam no cotidiano de Brasília, com uma música provocativa e um visual agressivo - caracterizado por correntes e alfinetes, bem ao estilo punk. Após seguir a banda por todos os lugares onde tocavam, Dinho se juntou a Loro, Fê e Flávio e estava formado o Capital Inicial. A estréia foi em julho, no show "Diga Adeus ao Vestibular", realizado na Concha Acústica da UnB. No entanto, eles estavam apenas começando a romper as fronteiras do Planalto e conquistar seu espaço no rock nacional.

A exemplo dos Paralamas do Sucesso, o Capital começou a se apresentar no eixo Rio-São Paulo: tocaram no SESC Pompéia (SP) - num evento chamado "Hardcore Rock Night" - e no Circo Voador (RJ). A tríade Capital-Plebe-Legião, que tornou conhecido o rock candango no Brasil nos anos 80, se apresentou neste show do Rio, que foi o primeiro deles numa grande cidade.

Em meados de 84, uma fita-demo do Capital já estava na programação da Rádio Fluminense FM do Rio de Janeiro, com "Leve Desespero" e "Descendo o Rio Nilo". No final do ano, assinam contrato com a CBS (atual Sony) e participam da coletânea "Os Intocáveis", com essas duas músicas. Logo depois, no início de 85, lançam o primeiro compacto que abriria o caminho do sucesso para a banda.

Ainda em 1985 - juntamente com Ira!, Titãs, Ultraje a Rigor, Lulu Santos, Lobão e os Ronaldos, Metrô e May East - o Capital Inicial integra a trilha sonora de "Areias Escaldantes", o primeiro filme-rock do Brasil, de Neville de Almeida.

O álbum de estréia, "Capital Inicial", que tem o apelido de "O estilingue", foi lançado em julho de 1986, pela PolyGram, e já chegou causando polêmica. A faixa "Veraneio Vascaína", feita em 1980, foi censurada porque falava da veraneio da polícia "toda pintada de preto / branco, cinza e vermelho / com números do lado / e dentro dois ou três tarados / assassinos armados / uniformizados".

Leia mais em whiplash, do texto de Ana Cláudia Trajano do Fã Clube Oficial Capital Inicial

INUTILIDADES DE K.... Nãoooooo, desta vez, só parabéns!!

Neste último dia 02 de junho fui convocado para prestigiar um grande evento em Avaré: a entrega dos certificados para os vencedores do Mapa Cultural Paulista fase Municipal.
Me preparei e fui até o local. As obras dos participantes ficaram expostas numa pequena casa de cultural da cidade no período de 26 de junho a 01 de julho de 2011, eu participei com duas charges e um cartum tendo como foco o meu grande amigo Kill.
Nas entregas dos certificados meu coração acelerava, a categoria em que me inscrevi foi a terceira a ser chamada, e quando o locutor/apresentador do evento anunciou...
... para minha grande surpresa... eu fui contemplado com um certificado, pois é, o Kill vai representar Avaré na categoria desenho de humor Fase Regional!!!!!!
Kill eu te amo!!!!!!











UTILIDADE PÚBLICA |Por Ronaldo Luciano Luiz - EM BREVE




2 comentários:

  1. Parabéns Tí e parabéns Kill,juntos vocês representão essa maravilha de cidade que é Avaré tenho muito orgulho de vocês,boa sorte continuem assim. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É o nossa vida exposta da melhor forma que sempre queriamos!!
    Daquels jornalizinho na Ilha (Adrião Bernardes) até os dias de hoje em nosso novo jornal virtual!!

    ResponderExcluir